Segunda-feira, 23 de Junho de 2008

250 "crianças activas" em Castelo de Vide

Numa manhã de sol, o Estádio Municipal de Castelo de Vide abriu as portas para receber mais de 250 alunos do 1º Ciclo que, durante algumas horas, tiveram oportunidade de praticarem diversas modalidades desportivas.


A actividade decorreu no âmbito dos Jogos do Norte Alentejano e, promovida pela Associação de Municípios, juntou crianças dos concelhos de Castelo de Vide, Gavião, Marvão e Nisa que encheram de cor o relvado do campo de futebol. De salientar que no dia seguinte, 18 de Junho, a mesma iniciativa passou por Portalegre, onde estiveram apenas alunos da cidade.


Com a animação e o entusiasmo naturais da idade, os mais pequenos mostraram-se bastante satisfeitos ao terem contacto com alguns desportos que geralmente não fazem parte das suas brincadeiras. Falamos, por exemplo, de jogos tradicionais ou corrida de obstáculos.


Divididas por grupos, as crianças foram percorrendo as 12 estações que correspondiam a 12 modalidades distintas, intercalando a actividade física com muitos risos.


Foi no decorrer da iniciativa que estivemos à conversa com Duarte Claudino, técnico de desporto na Associação de Municípios e que esteve a orientar toda a actividade. Tal como nos disse, esta foi uma concentração dirigida aos alunos do 1º Ciclo, "onde eles têm oportunidade de experimentar várias modalidades que estão representadas pela respectiva associação ou federação". Tal como pudemos comprovar, estiveram presentes a Associação de Voleibol, a Associação de Atletismo, a Associação de Jogos Tradicionais, a Associação de Andebol e ainda a Escola Silvina Candeias com uma actividade de capoeira.


Duarte Claudino adiantou que a iniciativa decorreu em Castelo de Vide e, no dia seguinte, em Portalegre porque "tentámos fazer uma divisão das crianças por estes dois municípios". Quanto ao facto de nem todos os municípios do Distrito terem participado na actividade, o responsável esclareceu que "os municípios é que asseguram o transporte e talvez isso tenha criado alguma dificuldade e nem todos os concelhos participam".


A alegria dos mais pequenos era notória e Duarte reforçou essa ideia ao afirmar que "as crianças ainda nem se lembraram dos desportos que costumam praticar mais no dia-a-dia, acho que estão mesmo a gostar até dos jogos tradicionais". Para o técnico de desporto, tão importante como a satisfação das crianças é também o facto de estas actividades serem "muito boas para eles, quer pelo seu próprio desenvolvimento quer para experimentarem novas modalidades".



Esta concentração teve assim a sua fase final, pois, segundo as palavras do responsável, "é o culminar de todo um trabalho que é feito ao longo do ano lectivo. No próximo ano lectivo é um trabalho a continuar e o objectivo passará por englobar ainda mais crianças", concluiu Duarte Claudino.

 

in Fonte Nova

publicado por portalegreblog às 12:07
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Contacto

portalegreblog@sapo.pt

Setembro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30

Pesquisar neste blog

 

Posts recentes

À conversa com...

1º Raid de Fotografia Dig...

Festas de Santa Maria de ...

Festas em Honra de Nossa ...

Feira de Artesanato e gas...

As Unidades de Turismo em...

Rui Veloso em Elvas

Barragem do Maranhão em A...

4º Grande Prémio de Atlet...

Gavião 2008 - XVII Mostra...

Arquivo

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Dezembro 2007

Outubro 2007

Julho 2007

Links

Tags

avis

campeões

futsal

marvão

castanha

crato

feira

folclore

municipio

portagem

portalegre

reveillon

todo-o-terreno

torneio

turismo

todas as tags

Subscrever feeds

blogs SAPO