Sexta-feira, 4 de Julho de 2008

Observatório astronómico inaugurado hoje em Fronteira

«O Observatório Astronómico de Fronteira, um projecto emblemático da autarquia, é considerado como o mais moderno do país e aquele que possui a maior capacidade técnica para os estudiosos do sector», sublinhou o autarca.

Equipado com tecnologia de ponta para executar fotografias de «qualidade superior» ao espaço astral, este equipamento está inserido num projecto de implementação de um parque de ciências no concelho, que o município pretende concluir a «curto prazo», explicou Pedro Lancha.

O observatório astronómico possui ainda, entre outras valências, uma sala de leitura, espaço para pernoita e uma biblioteca.

De acordo com o autarca, o Observatório Astronómico de Fronteira, que ocupa um espaço de cerca de 200 metros quadrados, pretende acolher, a partir de Outubro, visitas de estudo de várias escolas de «norte a sul do país e da vizinha Espanha».

Pedro Lancha explicou à Lusa que a autarquia celebrou, recentemente, protocolos com várias universidades para «dar vida», numa primeira fase, ao observatório, que pretende ainda ser «um pólo de atracção» para o concelho.

A Universidade de Ciências do Porto, Universidade de Évora e a Universidade Nova (Lisboa) são, numa primeira fase, algumas das entidades académicas envolvidas neste projecto.

«Neste momento, o observatório já está em acção porque temos no terreno uma equipa de estudiosos a elaborar um trabalho sobre o Sol e a tentar descobrir, através de várias pesquisas, novos planetas», acrescentou.

O município de Fronteira investiu já mais de dois milhões de euros, cerca de 75 por cento da verba disponibilizada para o projecto, que conta com o apoio de fundos europeus.

«Necessitamos, neste momento, de 500 mil euros, ou seja, de 25 por cento do investimento do projecto global, para concluirmos o parque de ciências», explicou.

A conclusão da obra prevê, por exemplo, a construção de acessos, sinalética, um jardim de astronomia, um planetário e uma área de energias renováveis, biofísica, geologia e arqueologia.

O autarca disse acreditar que o observatório astronómico vai «dinamizar» o comércio e a restauração locais e está a projectar ainda construir, num espaço contíguo, um campo de férias, estrutura que poderá ser desenvolvida através de uma parceria público-privada.

«Espero constituir, daqui a dois anos, uma empresa público-privada para dinamizar todo este projecto», concluiu.

A cerimónia de inauguração do Observatório será presidida pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

in Diário Digital

publicado por portalegreblog às 12:21
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Contacto

portalegreblog@sapo.pt

Setembro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30

Pesquisar neste blog

 

Posts recentes

À conversa com...

1º Raid de Fotografia Dig...

Festas de Santa Maria de ...

Festas em Honra de Nossa ...

Feira de Artesanato e gas...

As Unidades de Turismo em...

Rui Veloso em Elvas

Barragem do Maranhão em A...

4º Grande Prémio de Atlet...

Gavião 2008 - XVII Mostra...

Arquivo

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Dezembro 2007

Outubro 2007

Julho 2007

Links

Tags

avis

campeões

futsal

marvão

castanha

crato

feira

folclore

municipio

portagem

portalegre

reveillon

todo-o-terreno

torneio

turismo

todas as tags

Subscrever feeds

blogs SAPO